segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Orações


Prece do coração

Deus, guia-me por entre as trevas.
Ilumina meu caminho.
Dá-me forças para caminhar pelo estreito caminho da salvação.
Orienta-me para não me julgar nem pior nem melhor que ninguém.
Que nenhuma injustiça me faça injusto.
Que as gratidões não me tornem ingrato.
Que nenhuma maldade que eu venha receber me faça mal.
Que eu possa meu Deus, preferir receber todas as injustiças e maldades a fazer uma só.
Ajuda-me a servir, mesmo nos pequenos atos, e auxilia-me a vencer o egoísmo de querer ser servido.
Ó meu Deus! que seja feliz servindo com amor, sem, contudo, esquecer de fazer a felicidade de outros.
Faze de minha vida um luminoso reflexo de sua luz !
Obrigado meu Deus !
( Do livro Mistério do sobrado- Antonio carlos)

No Momento de Dormir

Senhor meu Jesus Cristo, eu vos peço, com todo o afeto do meu coração,perdoardes os erros com que neste dia vos ofendi, e usardes de indugência para comigo,dando-me ocasiãp ara me arrepender e corrigir-me trilhando a vida pelo caminho que traçastes para minha redenção. Auxiliai-me também,peço-vos,para poder fruir o natural descanso desta noite, livrando-me dos sonhos maus e perversos como as tentações doa maus espíritos que inquietam o corpo e alma, por suas más representações e enganos. Que eu possa me levantar convosco, e resucitar de minhas culpas pelo estudo da Vossa doutrinae pela prática da caridade, e assim mereça estar na vossa graça. Assim seja.

Oração de Amparo

Senhor Jesus!
Agradeço-te o amparo de todos os dias.
Apesar de amadurecidos para o conhecimento, muitas vezes somos crianças pelo coração. Ágeis no raciocínio, somos tardios no sentimento. Em muitas ocasiões, nos dirigimos a tua infinita bondade, sem saber o que desejamos. Não nos deixes assim, em nossas próprias fraquezas! Nos dias de sombra, seja nossa luz! Nas horas de incerteza, seja nosso apoio e segurança! Mestre divino! Guia-nos o passo no caminho reto. Auxilia-nos para que o suor do trabalho nos alimente o lume da fé. Fortalece-nos a vigilância, para que não venhamos a cair. Dá-nos a coragem para vencer a hesitação e o erro, a sombra e a tentação que nascem de nós. Divino amigo! Sustenta-nos as mãos no arado de nossos compromissos, na verdade e no bem. Que a tua vontade, Senhor, seja a nossa vontade, agora e sempre.
Assim seja!

EMMANUEL




Oração pela Humanidade

Deus, nosso Pai misericordioso e bom!
Diante das sombras que se espalham sobre o nosso planeta, desejamos rogar a sua ajuda, como jamais o fizemos antes.
Sabemos que o Senhor é onisciente e sabe tudo o que acontece neste minúsculo grão de areia que chamamos terra, mas desejamos externar a nossa singela oração.
Senhor, muitos dos seus filhos se esqueceram que são filhos da luz e se obstinam em disseminar trevas por onde passam.
Alguns homens perderam a fé na vida, perderam a fé no Senhor..., e se perderam...
Outros pensam que a terra está à beira do caos e que o Senhor, que acende as estrelas e faz girar os astros, abandonou a humanidade terrestre.
Compadeça-se das nossas misérias morais e abençoe-nos...
Releve a nossa ignorância, tolere a nossa ingratidão e perdoe a nossa falta de fé.
Esquecidos de que em essência somos luz, Senhor, permitimos que as sombras nos cubram a visão e nos infelicitem.
Há tanta falta de luz no mundo, Senhor...
Enquanto o amor se esgueira, tímido, a violência se mostra em plena luz do dia, sem disfarce...
Até parece, Senhor, que muitos dos seus filhos enlouqueceram... Acreditando-se Senhores da terra e dos seus irmãos em humanidade...
Há homens que esqueceram os verdadeiros valores do espírito e penhoram seu patrimônio moral em troca de dinheiro, como se o dinheiro fosse a única coisa que importa...
Alguns até agem como se o dinheiro fosse seu único e poderoso Deus...
Sabemos, Senhor, que o homem é o único ser capaz de reconhecer a sua soberania, mas às vezes dá a impressão de que os animais são mais dóceis e executam de maneira mais eficiente as tarefas que lhes cabem na sua obra.
Senhor, por tudo isso queremos lhe rogar: ajude-nos a construir um mundo melhor, de onde a guerra seja banida de vez por todas...
Um mundo onde o ser humano seja mais valorizado do que algumas notas de dinheiro...
Um mundo onde o ser humano seja mais importante do que um cargo, do que um pedaço de chão, do que um papelote de drogas, do que outro interesse qualquer.
Eis a nossa rogativa, Senhor.
Ajude-nos a enxergar um pouco além dos nossos próprios interesses para construir a paz tão almejada e tão pouco buscada de verdade...
Ajude-nos a retirar dos olhos a venda da vaidade, que nos impede de enxergar as nossas deformidades morais e nossa pequenez diante da sua grandeza.
Ajude-nos a romper essa concha de egoísmo que nos paralisa as mãos e nos impede de estender os braços para ajudar nossos irmãos.
Ajude-nos a diluir essa máscara de prepotência para que possamos entender que nada somos sem o seu amor...
Ajude-nos, Senhor, a elevar o olhar acima da própria estatura, para vislumbrar o horizonte e caminhar em sua direção.
Ajude-nos a abrir mão da auto-piedade e lançar o olhar em redor... Descobrir nosso próximo e nos aproximar dele...
Ensine-nos, Pai, a construir pontes de entendimento, a estreitar laços de amizade, a entender o semelhante, a amar...
Ajude-nos, Senhor, a admitir a própria fragilidade...
A livrar-nos da arrogância...
A construir jardins...
A espalhar perfume...
A enxugar lágrimas...
A caminhar com coragem...
A acreditar na vida e no seu incondicional amor...
A disseminar esperança...
A sorrir sempre...
A perdoar sem condições...
E, por fim, Senhor, ajude-nos a voltar nosso olhar para as estrelas, mesmo que nossos pés ainda se achem encharcados de lama.
Que assim possa ser, Senhor!
Texto da Equipe de Redação do Momento Espírita


Proteção aos Filhos

Ó Deus
Olha para os meus filhos.
Fortifica-os para que cresçam felizes e tenham olhos que lembrem a tranqüilidade de um lago, a firmeza de um rochedo e a luz da esperança.
Dá-lhes uma saúde integral,
uma inteligência completa e um sentimento vivo.
Põe nos seus corações
a reverência aos Teus ensinamentos, o respeito aos outros, o amor ao trabalho, a dedicação ao estudo, a candura e a obediência.
Para tornar-me digna deles
e não lhes transmitir nervosismo, desajuste, tristeza, medo ou maldade, envolve-me em tranqüilidade, equilíbrio, alegria, coragem e bondade.
E ensina-me a descobrir
as virtudes que eles têm, a elogiá-los sem exageros e a corrigi-los com sabedoria.
Em primeiro lugar, pois,
modela-me a alma grande e generosa, para amá-los na semelhança do Teu amor.
Obrigado! Obrigado!
Fonte - Preces do Coração de Lourival Lopes


Prece a Bezerra de Menezes

Nós te rogamos, pai de infinita bondade e justiça, as graças de Jesus Cristo, através de Bezerra de Menezes e suas legiões de companheiros.
Que eles nos assistam, Senhor, consolando os aflitos, curando os que se tornem merecedores, confortando aqueles que tiverem suas provas e expiações a passar, esclarecendo aos que desejarem conhecer e assistindo a todos quantos apelem para teu infinito amor.
Jesus, divino portador da graça e da verdade, estende tuas mãos dadivosas em socorro daqueles que te reconhecem como dispenseiro fiel e prudente.
Faze-o divino modelo, através de tuas legiões consoladoras, de teus santos espíritos, a fim de que a fé se eleve, a esperança aumente, a bondade se expanda e o amor triunfe sobre todas as coisas.
Bezerra de Menezes, apóstolo do bem e da paz, amigo dos humildes e dos enfermos, movimenta as tuas falanges amigas em benefício daqueles que sofrem, sejam males físicos ou espirituais. Santos espíritos, dignos obreiros do Senhor, derramai as graças e as curas sobre a humanidade sofredora, a fim de que as criaturas se tornem amigas da paz e do conhecimento, da harmonia e do perdão, semeando pelo mundo os divinos exemplos de Jesus Cristo.

Oração do Amigo

"Senhor...
faça que eu partilhe a vida com meus amigos. Que eu seja tudo para cada um deles. Que a todos dê minha amizade, minha compreensão, meu carinho, minha simpatia, minha alegria, minha solidariedade, minha atenção, minha lealdade. Que eu os aceite e os ame como são. Que eu seja um refúgio poderoso e um amigo fiel. faça com que permaneçamos unidos(as), pela nossa eternidade. Que essa amizade floresça sempre como um belo jardim, para que nós possamos nos lembrar com gratidão.
Que sejamos todos cúmplices de bons
e maus momentos. Que eu possa estar presente sempre que precisarem, mesmo que seja só para dizer: - Oi , tudo bem com você?
Senhor!...
presente em meu coração! Eu peço que continue a nos guiar, amparar e proteger" Que Assim Seja!!

Prece por Amor

Ensina-nos, Senhor, a amar os nossos semelhantes...
A repartir com todos eles o nosso afeto e o nosso carinho.
Que vejamos - mas vejamos realmente -, em quem sofre ao nosso lado, um irmão nosso.
A indiferença é um fardo muito pesado de carregar!...
Que as nossas mãos se estendam a quem nos estende as suas, à procura das Tuas!
Quantas vezes não continuamos passando ao largo, ante os caídos que nos margeiam a estrada!...
Queremos imitar o anônimo samaritano da Parábola que nos contaste!
Auxilia-nos a superar a distância que o nosso egoísmo estabeleceu em relação ao próximo.
Senhor, queremos conhecer a felicidade de amar e não apenas a de sermos amados!

Pelo Espírito: Irmão José Do livro: Preces e Orações Psicografia: Carlos A. Baccelli


Obrigado, Senhor

Obrigado, Senhor, por me teres aceito nos seus campos verdejantes, onde as flores do trabalho se multiplicam a cada instante, nas mãos dos seareiros de boa vontade.
Obrigado, Senhor, pela luz dos nossos caminhos, na certeza Senhor, de que os caminhos iluminados por Ti salvam e perdoam aqueles que vivem nas trevas.
Obrigado, Senhor, pelo chamado amigo.
Ajuda-me, Senhor, a não medir esforços. E quando o cansaço de mim se aproximar, por ser ainda Espírito imperfeito, ajuda-me, Irmão, a pensar menos em mim e mais em nossos irmãos.
Obrigado, Senhor, pelo grande alimento que me sustenta as forças e me abre os braços em prece para receber a Ti através daqueles que como eu erraram muito, e necessitam trabalhar.
Ajuda-me, Senhor, a saber agradecer sempre!
Assim seja!


Quando...

QUANDO, nas horas de íntimo desgosto, o desalento te invadir a alma e as lágrimas te aflorarem aos olhos, busca-me: eu sou aquele que sabe sufocar-te o pranto e estancar-te as lágrimas;
QUANDO te julgares incompreendido dos que te circundam e vires que, em torno, a indiferença recrudesce, acerca-te de mim: eu sou a LUZ, sob cujos raios se aclaram a pureza de tuas intenções e a nobreza de teus sentimentos;
QUANDO se te extinguir o ânimo para arrostares as vicissitudes da vida e te achares na iminência de desfalecer, chama-me: eu sou a FORÇA capaz de remover-te as pedras dos caminhos e sobrepor-te às adversidades do mundo;
QUANDO, inclementes, te açoitarem os vendavais da sorte e já não souberes onde reclinar a cabeça, corre para junto de mim: eu sou o REFÚGIO, em cujo seio encontrarás guarida para o teu corpo e tranqüilidade para o teu espírito;
QUANDO te faltar a calma, nos momentos de maior aflição, e te considerares incapaz de conservar a serenidade de espírito, invoca-me: eu sou a PACIÊNCIA, que te faz vencer os transes mais dolorosos e triunfar das situações mais difíceis;
QUANDO te debateres nos paroxismos da dor e tiveres a alma ulcerada pelos abrolhos dos caminhos, grita por mim: eu sou o BÁLSAMO que te cicatriza as chagas e te minora os padecimentos;
QUANDO o mundo te iludir com suas promessas falazes e perceberes que já ninguém pode inspirar-te confiança, vem a mim: eu sou a SINCERIDADE, que sabe corresponder à franqueza de tuas atitudes e à nobreza de teus ideais;
QUANDO a tristeza e a melancolia te povoarem o coração e tudo te causar aborrecimento, clama por mim: eu sou a ALEGRIA, que te insufla um alento novo e te faz conhecer os encantos de teu mundo interior;
QUANDO, um a um, te fenecerem os ideais mais belos e te sentires no auge do desespero, apela para mim: eu sou a ESPERANÇA, que te robustece a fé e te acalenta os sonhos;
QUANDO a impiedade recusar-se a relevar-te as faltas e experimentares a dureza do coração humano, procura-me: eu sou o PERDÃO, que te levanta o ânimo e promove a reabilitação de teu espírito;
QUANDO duvidares de tudo, até de tuas próprias convicções, e o cepticismo te avassalar a alma, recorre a mim: eu sou a CRENÇA, que te inunda de luz o entendimento e te habilita para a conquista da Felicidade;
QUANDO já não provares a sublimidade de uma afeição terna e sincera e te desiludires do sentimento de teu semelhante, aproxima-te de mim: eu sou a RENÚNCIA, que te ensina a olvidar a ingratidão dos homens e a esquecer a incompreensão do mundo;
E QUANDO, enfim, quiseres saber quem sou, pergunta ao riacho que murmura e ao pássaro que canta, à flor que desabrocha e à estrela que cintila, ao moço que espera e ao velho que recorda. Eu sou a dinâmica da vida, e a harmonia da Natureza: chamo-me AMOR, o remédio para todos os males que te atormentam o espírito.
EU SOU JESUS
Estende-me, pois, a tua mão, ó alma filha de minh'alma, que eu te conduzirei, numa seqüência de êxtases e deslumbramentos, às serenas mansões do Infinito, sob a luz brilhante da Eternidade.

(De "O primado do Espírito", de Rubens C. Romanelli)




Prece de Chico Xavier

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO,
mesmo eu sabendo que as rosas não falam. Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre. Que eu não perca a VONTADE DE VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa... Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas... Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda. Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia. Que eu não perca a VONTADE DE AMAR, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim... Que eu não perca a LUZ e o BRILHO NO OLHAR, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos... Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos. Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas. Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu. Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos... Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma... Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia. Que eu não perca a vontade de DOAR ESTE ENORME AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado. Que eu não perca a vontade de SER GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno... E acima de tudo... Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois... A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR!
Francisco Cândido Xavier


Oração do Século XXI

Senhor,
Fazei de mim um instrumento da vossa comunicação Onde tantos enviam bombas e destruição, Que eu leve a palavra de união! Onde tantos procuram ser servidos, Que eu leve a alegria de servir! Onde tantos fecham a mão para bater, Que eu abra meu coração para acolher! Onde tantos adoram a máquina, Que eu saiba venerar o Homem! Onde tantos endeusam a técnica, Que eu saiba humanizar a pessoa! Onde a vida perdeu o sentido, Que eu leve o sentido de viver! Onde tantos me pedem um peixe, Que eu saiba ensinar a pescar! Onde tantos me pedem um pão, Que eu saiba ensinar a plantar! Onde tantos estão sempre distantes, Que eu seja alguém sempre presente! Onde tantos sofrem de solidão que faz morrer, Que eu seja o amigo que faz viver! Onde tantos morrem na matéria que passa, Que eu viva no espírito! Onde tantos olham para a terra, Que eu olhe para dentro do meu coração e saiba agradecer a você MEU DEUS POR TODA BÊNÇÃO... (Procuro o Autor)


Oração do Deprimido

Senhor!
Se essa dor é o quinhão que me compete, permita que eu possa suportá-la, abraçando amorosamente esta estranha cruz. Quando eu estiver em crise, conforta o meu coração... Quando mãos de aço invisíveis apertarem minha garganta, venha em meu auxílio e conceda-me a dádiva de lágrimas libertadoras... Quando a escuridão se fizer presente e de breu se travestir a minha vida, que haja uma réstia de luz, esperança e consolação, brilhando no fundo do poço... Quando tudo tiver perdido o sentido e eu me encontrar prostrado e abatido, desejando apenas morrer, que um Anjo Seu venha me falar de vida, de novas oportunidades e de melhores circunstâncias. Quando a aridez for tanta, que eu me torne incapaz de dar um sorriso para um filho meu, ou para quem quer que seja, eleva-me à majestade do Seu reino e banha-me nas águas da Sua redenção benfazeja... Quando eu estiver paralisado de terror face aos monstros incompreensíveis do pânico, da culpa, da letargia, da fobia, do isolamento, do ódio auto-direcionado, faça-me lembrar de imediato, que o Seu amor se coloca acima de todos estes algozes ilusórios, filhos do meu transitório desequilíbrio, e que eu possa nesta hora, abandonar-me em Seus braços na mais irrestrita confiança. Permita Senhor, que esta dor não me coloque à margem da vida. Antes, que eu aprenda com ela e que dela, eu seja capaz de arrancar o meu aprimoramento... Quando Senhor, a dor se agigantar de tal sorte, que estando eu vivo, eu estampe a própria morte, com os pensamentos e sentimentos em convulsão, incapacitado de balbuciar a mais simples oração, assuma nesta hora o comando da minha embarcação e sem que eu perceba, conduza-me a um porto seguro de luz e salvação... E, se um dia Senhor, eu porventura estiver curado e reabilitado, livre-me de eu me tornar esquecido. Que eu possa amorosamente abrir meu coração, estender as minhas mãos, ir ao encontro e levar a consolação aos meus outros irmãos deprimidos.

** Esta Oração é Parte Integrante do
Livro: Momentos Catárticos Autoria de Fátima Irene Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário